Ícone do site Blog Adicel

O que é goma xantana?

O que é goma xantana

O que é goma xantana

A indústria de alimentos utiliza diversos insumos como aditivos alimentares para compor os seus produtos finais. Eles entram nessas composições auxiliando as receitas, dando mais uniformidade e até mesmo consistência para os produtos. Um desses famosos aditivos alimentares é a goma xantana. Por conta de sua popularidade e versatilidade, muitos se perguntam o que é goma xantana e para que serve.

Em síntese, a goma xantana é uma substância encontrada na composição de inúmeros alimentos e produtos porque, sem ela, esses produtos seriam comercializados de uma maneira desproporcional e sem união dos ingredientes. 

Como um exemplo prático, a goma xantana é a substituta do glúten nos alimentos que estão destacados como “sem glúten”. Sem o uso dela nesses alimentos e produtos, as indústrias de alimentos não conseguiriam manter essa substituição e certamente não seria possível ofertar esses produtos no mercado. 

Pensando na importância desse aditivo alimentar, hoje traremos alguns tópicos que irão detalhar sobre o que é goma xantana.

Mas o que é goma xantana?

A goma xantana foi descoberta recentemente, em meados de 1950 por uma pesquisadora norte-americana chamada Allene Rosalind Jeanes. 

Esse aditivo alimentar é muito popular na indústria de alimentos e também é muito comumente encontrado em milhares de produtos alimentares industriais, como opções de molhos, sorvetes e também em coberturas.

Para uma análise mais detalhada sobre o que é goma xantana, devemos considerar que ela é um polissacarídeo, ou seja, um conjunto de monossacarídeos, que é formado a partir da fermentação de açúcares convencionais (sacarose e glicose, por exemplo). 

De uma forma geral, pode-se afirmar que a goma xantana é mesmo um açúcar (carboidrato) derivado da fermentação de uma bactéria (Xanthomonas Campestris) que não é não oferece riscos à saúde. A goma xantana, depois das suas preparações industriais, é transformada em um pó branco que pode ser incluída em misturas líquidas para engrossá-las ou mesmo estabilizá-las.  

Como a goma xantana é feita?

A goma xantana é sintetizada através de um processo de fermentação realizado por um organismo unicelular chamado Xanthomonas Campestris. Para sobreviver, esse organismo fermenta algumas moléculas de glicose ou sacarose. A glicose que é processada pela Xanthomonas Campestris se transforma em um tipo de líquido gelatinoso, que é parecido com uma goma, e depois é transformada em um pó branco, com a solidificação feita com adição de álcool isopropílico.

O aditivo alimentar da goma xantana é aprovado para o uso seguro da indústria de alimentos em quase todo o mundo. Por conta da sua viscosidade, a xantana possui uma grande versatilidade na indústria alimentícia. Mas qual a sua principal função no preparo de alimentos?

A função da goma xantana nos alimentos

A goma xantana possui diversas propriedades que são passíveis de modificação, ela pode e deve ser usada como um espessante, emulsificante e estabilizante aditivo alimentar na preparação e fabricação das mais diversas receitas e produtos. 

A goma xantana é comumente usada como uma alternativa à proteína do glúten, pois ela proporciona uma liga e a textura que é necessária para que os pães, e outras massas sem glúten sejam preparados. 

O que posso usar no lugar da goma xantana?

Existem algumas indústrias que preferem usar outros tipos de aditivos alimentares em substituição a goma xantana, isso pensando nas pessoas que podem ter efeitos adversos com a goma xantana ou mesmo por buscar algumas opções que são mais naturais para a elaboração dos seus produtos.

Alguns substitutos do uso da goma xantana que também possuem propriedades espessantes como a goma xantana, são as: sementes de chia (adicionadas à água), sementes de linho moídas (adicionadas à água), as opções de gelatinas sem sabor, as gomas de guar (de origem de uma planta asiática, rica em fibras), a clara dos ovos e também o amido de milho

Uma das formas de substituição mais conhecidas é com a CMC (Carboximetilcelulose), que é uma composição derivada da celulose, facilmente encontrada nos meios digitais. 

Principais aplicações da goma xantana nos segmentos da indústria alimentícia

Agora que já sabemos o que é goma xantana, iremos detalhar um pouco mais sobre a aplicação da goma xantana na vasta indústria de alimentos. Assim que a indústria alimentar tomou ciência de que a goma xantana é um excelente e saudável aditivo natural (com as suas funções espessantes, emulsificantes e estabilizantes de extrema qualidade), é muito natural que a goma xantana seja aplicada em diversos itens produzidos pela indústria alimentícia. 

A goma xantana é muito utilizada na produção de molhos para salada, tipos de coberturas, em geléias, xaropes, sorvetes, nos mais diversos cremes, sucos, opções de sopas, pães, bolos e também nos produtos denominados como sem glúten. É importante que seja ressaltado que o uso da goma xantana não é recomendado de ser feito de maneira caseira.

Esse aditivo alimentar é destinado para o uso da indústria de alimentos, que processa de forma efetiva a goma xantana na produção dos seus produtos finais. Ela deve ser consumida dentro desses produtos para agir de forma benéfica e segura no corpo humano. As pessoas que consomem os produtos da indústria de alimentos não têm problemas com o consumo desse aditivo.

Em suma, a indústria de alimentos não precisa se preocupar com a utilização desse aditivo, dado que o consumo da goma xantana é muito bem recomendado por especialistas, sem contraindicações alarmantes. 

A goma xantana como um complemento alimentar positivo

O uso da goma xantana pela indústria de alimentos pode ser considerado muito benéfico, tendo em vista que essa substância contém diversos benefícios em sua composição que trazem muitas vantagens para o corpo humano. Benefícios esses que garantem que os produtos feitos com goma xantana sejam seguros para o consumo.  

A goma xantana também pode ser usada por restaurantes, padarias e confeitarias para a elaboração de diversos produtos e receitas. 

À medida que a indústria alimentícia entende o que é goma xantana e explora o potencial do seu uso, a qualidade dos produtos alimentícios aumenta e isso resulta em benefícios para os produtores de alimentos e também para os consumidores finais.

Sair da versão mobile