Ícone do site Blog Adicel Ingredientes

O que é citrato de sódio?

O que é citrato de sódio

O que é citrato de sódio

O citrato de sódio é um produto utilizado frequentemente pela indústria de alimentos como estabilizante natural, com o objetivo de ajudar a manter os alimentos conservados por muito mais tempo. Ele, em pó branco ou cristalino, possui diversos benefícios para a saúde e é também uma substância encontrada naturalmente em nosso organismo.

Neste artigo serão abordados mais detalhes sobre o que é citrato de sódio, como ele funciona e quais suas principais aplicações na indústria alimentícia.

O que é citrato de sódio?

O citrato de sódio é uma substância incolor, cristalina, cuja função principal é a de estabilizante natural e anticoagulante. Seu uso é mais comum na produção de alimentos e bebidas lácteas, como iogurtes, e também em refrigerantes.  

A substância é solúvel em água, e age rapidamente como gelificante, além de impedir as variações de pH e regular a acidez dos alimentos de forma eficaz e poderosa.

O citrato de sódio também é utilizado em outros processos químicos, e sua composição permite que seu uso seja aplicado em diversos setores da indústria, sendo a alimentícia a mais relevante dentre as demais. Existem outros sais com composição semelhante que também cumprem importantes funções nos alimentos, e o citrato de sódio desempenha um papel de destaque entre os demais.

Como o citrato de sódio é obtido

O citrato de sódio é um sal tribásico proveniente do ácido cítrico, produzido através da neutralização total do ácido juntamente com uma fonte de alta pureza, com bicarbonato ou carbonato de sódio.

Aplicações do citrato de sódio

A aplicação do citrato de sódio é muito comum em alimentos de origem láctea, em preparos cuja consistência desejada seja cremosa e homogênea e em outras bebidas. Alguns exemplos de alimentos onde o citrato de sódio está presente são: queijos, sucos de soja, energéticos, barras de proteína, isotônico, leite processado UHT, creme de leite, gelatinas, petit suisse, requeijão, refrigerantes etc.

O citrato de sódio atua como repositor dos sais minerais no organismo humano nas bebidas isotônicas, ideias para serem ingeridas após praticar exercícios físicos e em situações específicas de desidratação do corpo. Nos preparos como geleias, o citrato de sódio atua como gelificante, ajudando-os a atingir a textura desejada de forma mais rápida quando em contato com outras substâncias presentes no preparo.

Quais os efeitos adversos causados pelo consumo em excesso do citrato de sódio?

O citrato de sódio, assim como outras substâncias a base de sódio, não podem ser consumidas em excesso, pois podem causar problemas cardiovasculares e aumento da pressão arterial. Portanto, é importante atentar-se quanto a quantidade de citrato de sódio a ser consumida por dia.

O citrato de sódio atua, também, como forma de aperfeiçoar e manter as propriedades dos alimentos que ficam nas prateleiras de supermercados e armazéns por mais tempo do que o esperado, ajudando na conservação.

A substância é altamente solúvel em água e praticamente insolúvel em álcool, e a FDA (Food and Drug Administration) o classifica como E-331, e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  o considera seguro para consumo.

A dosagem recomendada do citrato de sódio é de 0,5g para cada 2g/L do alimento no qual está contido.

Quais são os benefícios do citrato de sódio?

Muitas pessoas utilizam o citrato de sódio para ajudar a reduzir a fadiga e aumentar a resistência durante a prática de exercícios de alto impacto. Outros benefícios aliados ao citrato de sódio são: diminuição da acidez nos alimentos, redução das concentrações de protões, aumento do pH no sangue, além de ser utilizado no tratamento de cálculos renais.

A utilização do citrato de sódio na indústria de alimentos

A indústria de alimentos está sempre em busca de proporcionar benefícios aos seus consumidores e se mostra preocupada em utilizar ingredientes de qualidade que possam aliar benefícios ao preparo do alimento e à saúde dos consumidores. Por isso, o citrato de sódio vem sendo amplamente utilizado e a indústria se mostra contente e satisfeita com o seu uso pelas vantagens de utilização e benefícios ao consumidor.

Vantagens da utilização do citrato de sódio na indústria

Muitas vezes os alimentos são fabricados e o processo desde a fabricação até o consumo pode se estender para além do planejado. Nesses casos, a presença do citrato de sódio nos alimentos faz com que eles mantenham o sabor, a aparência e a textura por mais tempo. 

O citrato de sódio é uma substância encontrada naturalmente em nosso organismo, e cumpre funções importantes no corpo humano. A falta dessa produção pode acarretar em problemas de saúde, por isso a utilização da substância nos alimentos pode ajudar a complementar a quantidade de citrato de sódio no organismo e produzir efeitos positivos.

O que é citrato de sódio no leite e para que serve?

Muitas dúvidas podem surgir acerca do que é citrato de sódio no leite, e qual sua função. O citrato de sódio é adicionado ao leite cru, que posteriormente será submetido ao processo de UHT (Ultra High Temperature, ou temperatura ultra alta), e é o único aditivo autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária como estabilizante natural. Quando não utilizado no preparo dos leites UHT, é possível encontrar precipitados protéicos no fundo da caixa do leite, e isso pode causar problemas ao chegar no consumidor final. Deste modo, a presença do citrato de sódio atua como anticoagulante, impedindo a formação destes precipitados.

Onde encontrar o citrato de sódio?

O citrato de sódio pode ser encontrado em pequenas e grandes quantidades. É importante sempre estar atento à qualidade da substância, assim como data de fabricação e validade, e também à embalagem do produto.

Considerações finais

O citrato de sódio não apresenta contraindicações e também não é capaz de causar alergias alimentares, mas o consumo deve ser moderado e a quantidade utilizada nos alimentos deve sempre ser informada nos rótulos das embalagens.

Essas são algumas das informações mais relevantes sobre o que é citrato de sódio, quais são suas aplicações e qual papel a substância desempenha na indústria de alimentos.

 

Sair da versão mobile