Ícone do site Blog Adicel

Motivos para usar Lecitina em suas produções

A lecitina é considerada um dos melhores emulsificantes naturais. Possui grande capacidade de misturar e estabilizar fórmulas que contenham água e óleo em sua formulação. Pode ser obtida de diversas fontes vegetais, onde as principais são a soja e o girassol. Suas principais aplicações são na panificação em geral, biscoitos, achocolatados, leite em pó, margarinas, sorvetes, massas, chocolates e outros.

Os principais benefícios são:

✔ Aumentar a durabilidade e shelf-life;

✔ Diminuir tempo de mistura (gera economia de energia elétrica);

✔ Estabilizar e evitar separações em qualquer mistura;

✔ Aumentar volume e maciez em panificados;

✔ Melhorar a crocância em biscoitos e produtos mais secos;

✔ Aumentar brilho e evitar separação do açúcar em chocolates;

✔ Instantaneizar achocolatados, leite em pó e outros produtos em pó;

✔ Atuar como desmoldante.

Além disso, a lecitina também é excelente para a saúde, pois ajuda no controle do colesterol, diminui risco de doenças cardíacas, melhora o funcionamento cerebral, ajuda na proteção e melhora das funções do fígado.

Como usar:

Lecitina de Soja em Pó (Adilec): seu maior uso é na panificação onde é colocada na massa de pães e bolos para aumentar sua durabilidade e umidade sem comprometer o sabor. Usa-se de 0,5% a 2% em relação ao peso de farinha utilizada. Lecitina Líquida (soja ou girassol): deve-se utilizar de 1 a 2% de lecitina sobre o peso da farinha utilizada na receita. Pode-se usar em pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies, sorvetes, entre outros.

Sair da versão mobile