Lecitina de soja para que serve?

Lecitina de soja para que serve?

Cada vez mais, alguns fabricantes da indústria alimentícia buscam produzir alimentos voltados para a população vegana. O que torna essa tarefa um pouco difícil algumas vezes é encontrar produtos que substituam outros na preparação de certas receitas, como pães e chocolates, por exemplo. Felizmente, conhecer a lecitina de soja e entender para que serve é uma das formas de contornar problemas no preparo desses alimentos.

A lecitina é um aditivo alimentar que pode ser provido de várias fontes, como sementes de girassol, gema de ovo e dos grãos de soja. A lecitina de soja é obtida através do óleo de soja, o qual é extraído a partir dos grãos da soja. 

Além disso, ela é uma excelente substituta do ovo em receitas veganas, e é extremamente utilizada pela indústria alimentícia na fabricação de pães, bolos, chocolates e na preparação de muitos outros alimentos que são comercializados. 

Neste artigo vamos falar sobre a lecitina de soja para que serve, o que ela é e como ela pode ser benéfica na produção de alimentos em restaurantes, na panificação e demais ramos da indústria culinária e alimentícia. 

Lecitina de soja para que serve e o que é?

 

A lecitina de soja é uma substância extraída do óleo de soja, o qual provém dos grãos de soja, como mencionado acima. Esse tipo de lecitina é rica em ômega 3, ômega 6, colina, fósforo e inositol. 

A lecitina de soja é muito utilizada na indústria alimentícia e na culinária como um emulsificante vegetal natural, a qual pode substituir o ovo em várias receitas. Além disso, utilizar a lecitina para fabricar pães, bolos, tortas e sorvetes, por exemplo, garante elasticidade e uniformidade às massas, o que facilita o processo de fabricação. 

LEIA TAMBÉM:  Ácido Cítrico: para que serve e seus benefícios

A lecitina de soja pode servir como uma espécie de lubrificante para alguns tipos de alimentos, como chocolates, deixando-os mais lisos e mais uniformes. O que é perfeito para quem trabalha com coberturas de bolos, pães de mel e trufas, os quais demandam a necessidade de uma casquinha lisa e homogênea. 

Os benefícios da lecitina de soja na produção de alimentos

A lecitina de soja concede inúmeros benefícios para quem trabalha com a produção de alimentos. Tanto para quem trabalha no ramo de restaurantes, quanto para quem trabalha com a produção de chocolates, panificação e produção de alimentos em geral. 

Vamos ver alguns benefícios gerais que o uso da lecitina de soja proporciona para fabricantes de alimentos que escolhem utilizá-la em suas receitas:

  • Diminui o tempo de produção de alimentos e aumenta a eficácia na mistura de ingredientes difíceis de misturas, como farinha, açúcar e óleo vegetal;
  • Facilita a manipulação de massas diversas;
  • Deixa os alimentos mais macios e intensifica o sabor natural dos mesmos;
  • Permite que o produto fique macio e fresco por um período de tempo muito maior, o que prolonga sua vida útil;
  • Otimiza o processo da mistura de chocolates e sorvetes de massa;
  • Garante mais economia na produção de alimentos, pois a necessidade de utilizar produtos para dar “liga” aos alimentos diminui muito;
  • Ajuda a evitar que os alimentos grudem uns aos outros, pois a lecitina de soja cria uma cobertura antiaderente sobre os alimentos nos quais está presente;
  • Substituindo o uso de ovos nas receitas pela lecitina de soja você consegue fabricar e obter alimentos mais saudáveis, visto que a gordura saturada e o colesterol são consideravelmente diminuídos.

Estes são alguns benefícios gerais que a lecitina de soja proporciona para todas as pessoas do ramo alimentício que decidem utilizá-la na fabricação de seus alimentos. Vamos ver agora outros benefícios mais específicos que a lecitina proporciona para fabricantes específicos de panificação, chocolates e donos de restaurantes. 

LEIA TAMBÉM:  Alimentos com emulsificante lecitina de soja

Lecitina de soja para que serve na culinária em restaurantes

Como já mencionado, a lecitina de soja tem várias utilidades para os mais amplos ramos da indústria alimentícia. Vejamos agora sobre lecitina de soja para que serve na fabricação de refeições e alimentos em restaurantes:

  • Ajuda a deixar molhos e sopas mais encorpados, apenas com o uso de uma pequena colher de lecitina em pó;
  • Pode ser colocada sobre saladas para intensificar o sabor natural dos vegetais e legumes;
  • Ajuda a encorpar sucos naturais de fruta, pois por conta de sua ação emulsificante colabora com a união dos pedacinhos de fruta á água;
  • Como ajuda a emulsificar alimentos difíceis de misturar, pode ser utilizado na preparação de recheios;
  • Torna a preparação de “aires” (espuma culinária) muito mais fácil.

Lecitina de soja para que serve na panificação

Na panificação a lecitina em pó também é útil na preparação de diversas coisas, além de permitir que pães, bolos e demais produtos alimentícios sejam preparados de forma vegana, voltados para este tipo de público. Vejamos como ela pode ser utilizada neste ramo da indústria: 

  • Substitui o ovo em várias receitas, como pães, bolos, tortas e cookies o que torna todos esses alimentos mais saudáveis e facilita a preparação dos mesmos de forma vegana;
  • Deixa os pães e bolos muito mais macios e mais frescos por um período maior de tempo;
  • Ajuda a obter massas lisinhas e mais homogêneas;
  • Otimiza a preparação de produtos que contém farinha, açúcar e gordura vegetal, pois facilita a mistura desses produtos entre si.

Lecitina de soja para que serve na fabricação de chocolate

Na fabricação de chocolates em geral a lecitina de soja oferece benefícios um pouco diferentes dos citados acima. Vejamos quais são esses benefícios:

  • Atua como um lubrificante natural, o que facilita a mistura de todas as partículas sólidas utilizadas na fabricação, deixando o chocolate extremamente liso;
  • Não permite que os chocolates moldados criem bolhas de ar;
  • Facilita a inclusão de nozes, castanhas e amêndoas em chocolates e permite que ele “assente” de forma otimizada nas forminhas, pois o chocolate fica bem mais fluído;
  • As casquinhas de pães de mel, trufas, bombons e ovos de páscoa ficam muito mais finas e lisinhas.
LEIA TAMBÉM:  Qual a importância do uso das lecitinas na panificação?

Conclusão sobre lecitina de soja para que serve

Agora que já sabe sobre a lecitina de soja para que serve, pode começar a utilizá-la na fabricação de alimentos, restaurantes e panificadoras. Aqui na  Adicel, você encontra lecitina de soja de melhor qualidade e de duas formas, em pó ou líquida. Assim você pode escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *