Ícone do site Blog Adicel

Lecitina de soja para que serve?

Lecitina de soja para que serve

Lecitina de soja para que serve

Cada vez mais, alguns fabricantes da indústria alimentícia buscam produzir alimentos voltados para a população vegana. O que torna essa tarefa um pouco difícil algumas vezes é encontrar produtos que substituam outros na preparação de certas receitas, como pães e chocolates, por exemplo. Felizmente, conhecer a lecitina de soja e entender para que serve é uma das formas de contornar problemas no preparo desses alimentos.

A lecitina é um aditivo alimentar que pode ser provido de várias fontes, como sementes de girassol, gema de ovo e dos grãos de soja. A lecitina de soja é obtida através do óleo de soja, o qual é extraído a partir dos grãos da soja. 

Além disso, ela é uma excelente substituta do ovo em receitas veganas, e é extremamente utilizada pela indústria alimentícia na fabricação de pães, bolos, chocolates e na preparação de muitos outros alimentos que são comercializados. 

Neste artigo vamos falar sobre a lecitina de soja para que serve, o que ela é e como ela pode ser benéfica na produção de alimentos em restaurantes, na panificação e demais ramos da indústria culinária e alimentícia. 

Lecitina de soja para que serve e o que é?

 

A lecitina de soja é uma substância extraída do óleo de soja, o qual provém dos grãos de soja, como mencionado acima. Esse tipo de lecitina é rica em ômega 3, ômega 6, colina, fósforo e inositol. 

A lecitina de soja é muito utilizada na indústria alimentícia e na culinária como um emulsificante vegetal natural, a qual pode substituir o ovo em várias receitas. Além disso, utilizar a lecitina para fabricar pães, bolos, tortas e sorvetes, por exemplo, garante elasticidade e uniformidade às massas, o que facilita o processo de fabricação. 

A lecitina de soja pode servir como uma espécie de lubrificante para alguns tipos de alimentos, como chocolates, deixando-os mais lisos e mais uniformes. O que é perfeito para quem trabalha com coberturas de bolos, pães de mel e trufas, os quais demandam a necessidade de uma casquinha lisa e homogênea. 

Os benefícios da lecitina de soja na produção de alimentos

A lecitina de soja concede inúmeros benefícios para quem trabalha com a produção de alimentos. Tanto para quem trabalha no ramo de restaurantes, quanto para quem trabalha com a produção de chocolates, panificação e produção de alimentos em geral. 

Vamos ver alguns benefícios gerais que o uso da lecitina de soja proporciona para fabricantes de alimentos que escolhem utilizá-la em suas receitas:

Estes são alguns benefícios gerais que a lecitina de soja proporciona para todas as pessoas do ramo alimentício que decidem utilizá-la na fabricação de seus alimentos. Vamos ver agora outros benefícios mais específicos que a lecitina proporciona para fabricantes específicos de panificação, chocolates e donos de restaurantes. 

Lecitina de soja para que serve na culinária em restaurantes

Como já mencionado, a lecitina de soja tem várias utilidades para os mais amplos ramos da indústria alimentícia. Vejamos agora sobre lecitina de soja para que serve na fabricação de refeições e alimentos em restaurantes:

Lecitina de soja para que serve na panificação

Na panificação a lecitina em pó também é útil na preparação de diversas coisas, além de permitir que pães, bolos e demais produtos alimentícios sejam preparados de forma vegana, voltados para este tipo de público. Vejamos como ela pode ser utilizada neste ramo da indústria: 

Lecitina de soja para que serve na fabricação de chocolate

Na fabricação de chocolates em geral a lecitina de soja oferece benefícios um pouco diferentes dos citados acima. Vejamos quais são esses benefícios:

Conclusão sobre lecitina de soja para que serve

Agora que já sabe sobre a lecitina de soja para que serve, pode começar a utilizá-la na fabricação de alimentos, restaurantes e panificadoras. Aqui na  Adicel, você encontra lecitina de soja de melhor qualidade e de duas formas, em pó ou líquida. Assim você pode escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

Sair da versão mobile