Independentemente do segmento do seu negócio, é essencial estabelecer metas e objetivos para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável da empresa, seja ela uma padaria, charcutaria, confeitaria, food service, entre outros.
Sem um bom planejamento e sem definir quais números serão analisados ao longo dos meses, fica difícil entender o volume de vendas, identificar os produtos que trouxeram os melhores resultados e reconhecer os períodos mais lucrativos, entre outros aspectos importantes.
Neste material, explicamos os principais pontos que reforçam essa necessidade, como elaborar suas metas e oferecemos exemplos práticos que podem ser implementados. Continue a leitura e descubra mais!
Qual a importância de definir metas para o seu negócio do segmento alimentício?
Primeiro, é importante entendermos sobre a importância de definir metas para o segmento alimentício. A seguir, trouxemos alguns tópicos que explicam essa necessidade.
Crescimento estruturado
Quando a empresa busca por uma gestão de metas efetiva, há crescimento estruturado nas mais diferentes frentes. Exemplo: suponhamos que uma confeitaria inicie suas vendas em determinado período com foco apenas em bolos e cupcakes. Porém, estabeleceu-se uma meta de faturamento para que, quando chegasse nesse resultado, começasse a investir também em doces variados.
No entanto, para que isso aconteça sem comprometer o orçamento da empresa e sobrecarregar a sua equipe (mesmo que ela seja pequena), o ideal é contar com uma estruturação adequada para tornar a sua empresa realmente profissional;
Foco em resultados
A empresa que se destaca, seja qual for o segmento, é aquela que tem foco em resultados. A partir do momento em que há um direcionamento preciso sobre onde quer chegar, é possível direcionar esforços e objetivos mais importantes, como é o caso de aumentar as vendas, melhorar satisfação de clientes ou reduzir desperdícios.
Identificação de oportunidades
Com metas bem definidas, é mais fácil identificar novas oportunidades de mercado, como lançamento de novos produtos, entrada em novos segmentos ou parcerias estratégicas.
Exemplos de metas para o segmento alimentício
Aumentar as vendas
Aumentar as vendas é uma das metas mais comuns para qualquer empreendimento, especialmente no setor alimentício. Definir um objetivo específico, como aumentar as vendas em 25% dentro de seis meses, oferece um direcionamento claro para as ações do negócio.
Ao estabelecer um percentual de crescimento, é importante levar em consideração alguns pontos específicos. O primeiro deles é entender sobre quanto foi a venda nos últimos meses para estabelecer um número mensurável e alcançável. Caso contrário, as chances de haver desmotivação por parte da equipe aumentam consideravelmente. Também recomendamos ter planos de ação específicos para esse intuito, como fazer promoções, realizar lançamento de produtos, ter ações de marketing específicas para o período etc.
Expandir a linha de produtos
Expandir a linha de produtos é uma meta estratégica que visa aumentar a diversidade e atratividade da oferta, respondendo às demandas dos clientes e às tendências de mercado. Estabelecer o lançamento de ao menos três novos produtos no cardápio ou portfólio em até 12 meses é uma meta que impulsiona tende a impulsionar o crescimento.
Com o desenvolvimento desses novos produtos, a empresa poderá explorar nichos ainda não atendidos e aumentar o ticket médio das vendas.
Reduzir custos operacionais
Identificar e implementar medidas que reduzam os custos operacionais em 10% no prazo de 6 meses, sem comprometer a qualidade dos produtos.
Melhorar a margem de lucro
Aumentar a margem de lucro em 5% ao aprimorar a eficiência de produção e renegociar contratos com fornecedores dentro de 1 ano.
Aumentar a presença digital
Dobrar o número de seguidores nas redes sociais e aumentar em 30% o engajamento nas postagens no prazo de 6 meses.
Expandir a área de atendimento
Abrir uma nova unidade ou expandir a área de entrega para uma nova região dentro de 1 ano.
Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente
Atingir 95% de satisfação dos clientes com o atendimento em até 6 meses, por meio de treinamentos da equipe e melhorias nos processos.
Obter certificações de qualidade
Conquistar uma certificação de qualidade alimentar, como ISO 22000 ou HACCP, em até 12 meses, para garantir conformidade com padrões internacionais de segurança alimentar.
Diminuir o desperdício de alimentos
Reduzir o desperdício de ingredientes em 20% dentro de 6 meses, por meio de planejamento mais eficaz e controle de estoque
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre exemplos de metas para o setor alimentício que podem ser aplicadas em qualquer segmento? Como vimos, ter essas definições vai impactar seus resultados e garantir um crescimento saudável, o que vai contribuir para que você expanda seu negócio e garanta um controle ainda mais efetivo sobre os números.
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