Ícone do site Blog Adicel

Dextrose: um adoçante natural muito usado em receitas

A dextrose, também conhecida como glicose, é um tipo de adoçante natural que pode ser encontrada naturalmente em muitos alimentos, como frutas e mel. Ela é um carboidrato de rápida absorção, o que significa que é facilmente digerida e entra na corrente sanguínea rapidamente, fornecendo energia imediata para o corpo e muito usada em receitas.

A dextrose também é produzida industrialmente a partir do amido, principalmente do milho. É amplamente utilizada como adoçante em alimentos processados, bebidas energéticas e suplementos esportivos. Além disso, é frequentemente utilizada em hospitais para tratar pacientes com hipoglicemia ou desidratação. A dextrose também é usada na fabricação de produtos farmacêuticos, como comprimidos e soluções intravenosas.

 

Aplicações da Dextrose:

 A dextrose tem várias aplicações e benefícios, tanto na indústria alimentícia quanto na área médica. Veja alguns exemplos:

  1. Fonte de energia: a dextrose é uma fonte rápida de energia para o corpo. Ela é facilmente absorvida pelo organismo e pode ser usada para fornecer energia para as células musculares durante o exercício físico intenso.
  2. Reposição de glicose: a dextrose é usada em hospitais para tratar pacientes com hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) ou desidratação. A administração de dextrose ajuda a elevar o nível de açúcar no sangue e fornecer energia para o corpo.
  3. Adoçante: a dextrose é usada como um adoçante em alimentos processados, bebidas energéticas e suplementos esportivos.
  4. Fabricação de produtos farmacêuticos: a dextrose é usada na fabricação de produtos farmacêuticos, como comprimidos e soluções intravenosas, para ajudar a estabilizar medicamentos e melhorar a absorção pelo organismo.

Diferenças entre a dextrose e açúcar:

 A dextrose é um tipo de açúcar simples, também conhecido como glicose, que é encontrado naturalmente em muitos alimentos, como frutas e vegetais. Ela é rapidamente absorvida pelo organismo e é uma fonte importante de energia para as células.

Já o açúcar comum, ou sacarose, é um tipo de açúcar composto por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. Ele é encontrado em muitos alimentos processados, como refrigerantes, doces e bolos, e é frequentemente adicionado a alimentos e bebidas como um adoçante.

A principal diferença entre a dextrose e o açúcar comum é que a dextrose é um açúcar simples, enquanto o açúcar comum é um açúcar composto. Isso significa que a dextrose é rapidamente absorvida pelo organismo e é uma fonte imediata de energia, enquanto o açúcar comum precisa ser quebrado em glicose e frutose antes que possa ser utilizado como fonte de energia.

Além disso, a dextrose é frequentemente usada em soluções de nutrientes para atletas e pessoas que precisam de energia rápida, pois é absorvida rapidamente pelo organismo. Já o açúcar comum pode ser um pouco mais lento para ser absorvido, o que pode levar a picos de açúcar no sangue.

Em termos de nutrição, a dextrose e o açúcar comum são praticamente idênticos em termos de calorias e conteúdo de carboidratos. No entanto, a dextrose é geralmente considerada uma opção mais saudável do que o açúcar comum, pois é um açúcar simples e não contém frutose, que pode ser prejudicial em excesso.

 

Uso da Dextrose na produção de alimentos:

 Na indústria alimentícia, a dextrose é usada como um adoçante natural fazendo substituição ao açúcar refinado. Ela também é utilizada como um agente texturizante, ajudando a manter a textura e o sabor dos alimentos processados. Além disso, a dextrose é frequentemente utilizada como um ingrediente em soluções de nutrientes para alimentos e bebidas esportivas.

A dextrose também é usada na produção de alimentos para bebês, pois é uma fonte de carboidratos facilmente digerível e é geralmente considerada segura para consumo por pessoas de todas as idades.

No entanto, é importante lembrar que a dextrose é um açúcar e, como tal, deve ser consumida com moderação, especialmente por pessoas com diabetes ou outras condições de saúde que afetam o metabolismo de açúcares. Sempre leia o rótulo dos alimentos para entender melhor os ingredientes e o valor nutricional do produto.

Onde usar a dextrose:

A Dextrose Monohidratada Adicel pode ser usada na fabricação de barras de cereais e proteína, biscoitos, bolo, sorvete, coberturas, chocolates, recheios para confeitaria, geleia, molhos, produtos cárneos, pães, doces e sobremesas.

Dextrose Monohidratada em Pó Adicel 25Kg

Como usar a dextrose: 

Substituir de 15 a 25% do total de açúcar. Consulte a legislação vigente para o uso desse produto no seu tipo de fabricação.

Se você é fabricante de produtos alimentícios experimente usar a Dextrose Monohidratada Adicel. Ao ser adicionada na preparação dos alimentos, ela controla o dulçor, participa da reação de maillard (reação caracterizada pela junção do grupo carbonila dos açúcares redutores com o grupo amínico das proteínas), confere viscosidade e maciez.

Sair da versão mobile