Ícone do site Blog Adicel

Corante Caramelo: melhore a aparência dos seus produtos!

Muitas pessoas podem não ter conhecimento, mas grande parte dos alimentos que consumimos no dia a dia possuem corantes. Um dos mais usados no mundo é o corante caramelo. Ele pode ser encontrado em refrigerantes, molho, chocolate, doces, cereais, biscoitos, cerveja e outras bebidas alcoólicas além de carnes processadas, para melhorar a aparência de alimentos, tornando-os mais atraentes para os consumidores.

Ele é obtido através da caramelização do açúcar ou de outros carboidratos em altas temperaturas, resultando em um líquido escuro e viscoso com sabor característico de caramelo.

O caramelo é um corante versátil, pois pode ser utilizado para dar uma variedade de tonalidades, desde um marrom claro até um marrom escuro, dependendo do tipo e da quantidade de açúcar utilizada na sua preparação. Ele também pode ser utilizado para corrigir a cor de alimentos que tenham perdido sua tonalidade natural durante o processamento ou armazenamento.

Corante Caramelo em pó Classe IV – 75g

Tipos de corante caramelo

Existem quatro tipos principais de corantes caramelo, identificados por números: E150a, E150b, E150c e E150d.

 

 

 

 

Benefícios do corante caramelo:

 Algumas das principais vantagens do uso do corante caramelo incluem: a melhora na aparência dos alimentos tornando-os mais atraentes para o consumidor.

A facilidade de padronização do seu produto: ao adicionar corante caramelo aos alimentos, é possível padronizar a cor do produto e garantir uma aparência consistente em lotes diferentes.

Outro benefício é que o corante caramelo não possui sabor forte, o que significa que não afeta o sabor dos alimentos aos quais é adicionado.

Além disso é seguro para consumo humano pela maioria das agências reguladoras em todo o mundo, como a FDA nos Estados Unidos e a ANVISA no Brasil.

Sair da versão mobile