Ícone do site Blog Adicel

Conservantes: Vantagens de utilização

Os conservantes, de forma geral, são substâncias químicas que são adicionadas a um alimento industrializado com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil. Essas substâncias podem ser naturais ou sintéticas. Eles atuam diretamente no produto, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para consumo.

É por isso que a maioria possui, em sua composição, conservantes com ações bacteriostáticas, ou seja, que apenas impedem o crescimento de micro-organismos que possam estragar o produto. O único propósito do uso desse tipo de substância é conservar o produto, procurando sempre não alterar suas propriedades físicas, químicas e nutritivas. Por esse motivo, os conservantes são considerados aditivos.

Veja alguns dos principais conservantes utilizados na indústrias de alimentos. 

São eles:

Sorbato de potássio

Esse é um conservante que possui ação antifúngica e antibacteriana. Seu caráter ácido tem ação inibidora no que diz respeito a leveduras, bolores, algumas bactérias e também a uma boa parte de microrganismos patogênicos encontrados nos alimentos. 

É muito utilizado em alimentos como pastéis, pizzas pré-assadas, molhos de tomate, pizzas congeladas, margarinas, produtos de panificação, vegetais enlatados, entre outros.

Nitrito de sódio

É muito usado na mistura chamada sal de cura, e também em uma mistura com cloreto de sódio. Eles são injetados em alimentos à base de carne.

Essa técnica também está relacionada com a obtenção de elementos como cor, sabor, e textura da carne, servindo, além de tudo, como antioxidante.

Ácido lático

O ácido láctico aumenta o tempo de latência dos microrganismos e/ou diminui sua taxa de crescimento, possuindo uma ação inibidora para alguns microrganismos patogênicos. Ele atua como agente sinérgico dos antioxidantes, acidulantes e flavorizantes

Ácido ascórbico (Vitamina C)

Atua evitando a oxidação dos alimentos, uma das reações mais prejudiciais para a conservação dos mesmos, e está muito presente em frutas cítricas. É bastante utilizado na indústria de alimentos.

Vantagens para indústria de alimentos

Para as empresas de alimentos que optam por utilizar conservantes nnas produções de seus produtos, é preciso saber que essa escolha apresenta algumas vantagens.

Algumas vantagens desses conservantes são:

Sair da versão mobile