Ícone do site Blog Adicel

Como usar fumaça em pó na produção de alimentos

como usar fumaça em pó

como usar fumaça em pó

A fumaça em pó é o tempero que conquistou o coração de todos com seu sabor único e inconfundível. Seu uso é versátil nos preparos de alimentos, por isso sua popularidade é notória ultimamente. 

Neste artigo daremos algumas dicas de como usar fumaça em pó na produção de alimentos e dar um toque especial às suas receitas.

O que é a fumaça em pó?

A fumaça em pó é o tempero extraído na produção da fumaça líquida. Seu processo consiste na queima de madeira — carvalho, na maioria dos casos em um forno fechado, cuja fumaça é canalizada até um recipiente com água. Este líquido que se forma com a fumaça da madeira é a fumaça líquida, e o pó das madeiras que sobra desse processo recebe o nome de fumaça em pó.

O costume de defumar alimentos é uma prática antiga, utilizada como forma de conservar os alimentos, especialmente as carnes. O fato é que a defumação trazia um sabor tão especial aos alimentos que muitos aderiram à prática simplesmente para usufruir deste sabor. Mas como o processo de defumação é lento e leva muito tempo, usar o tempero fumaça em pó é uma ótima alternativa. Seu uso traz aos alimentos o sabor defumado e transforma os preparos.

Aroma de Fumaça em Pó – 500g

Como usar fumaça em pó

A fumaça em pó pode ser utilizada em preparos diversos, como carnes, linguiças condimentadas, hambúrgueres, aves, peixes, feijão etc. Em geral, pode-se agregar o sabor defumado a qualquer alimento de sua preferência. A fumaça em pó deve ser adicionada em pequenas quantidades para o sabor defumado não sobressair entre os demais  temperos.

Muitas empresas da indústria de alimentos utilizam o tempero em produtos que serão comercializados como defumados, pelo fato de o processo de defumar levar muito tempo e os alimentos defumados em processo natural possuírem preços muito elevados. Então, como forma de tornar os alimentos mais acessíveis sem abrir mão do sabor defumado, as indústrias alimentícias adicionam a fumaça em pó aos produtos.

Como usar fumaça em pó nos alimentos

É possível adicionar fumaça em pó nos alimentos juntamente com outros condimentos. O ideal é ser cauteloso quanto a quantidade e deixar que o produto descanse com o tempero para que seu sabor se incorpore bem ao alimento.

A fumaça em pó trará ao alimento o sabor de defumado, e também o aroma. Depois de finalizado, o alimento irá remeter muito o aroma de um preparo que tenha sido passado por um processo natural de defumação, e essa é a grande vantagem de sua utilização nos preparos.

Como usar fumaça em pó no churrasco

As carnes de churrasco vão muito bem com a fumaça em pó. Sem dúvida, utilizar o tempero no preparo de seu churrasco irá transformar o sabor e tornar a carne muito mais apetitosa. Na hora de temperar carnes, recomenda-se a adição de uma pequena quantidade de fumaça em pó.

Como usar fumaça em pó em legumes

Existem algumas receitas de legumes que vão muito bem com a fumaça em pó, como berinjela defumada. A forma de como usar fumaça em pó neste caso, é adicionar uma pequena quantidade do tempero antes de levar a berinjela ao forno. Ao final de seu tempo de cozimento, o legume terá o sabor todo especial que a fumaça em pó incorpora aos alimentos.

Como usar fumaça em pó no feijão

A fumaça em pó também pode transformar completamente o preparo de seu feijão. Muitas pessoas têm o costume de adicionar linguiças defumadas ao feijão com o objetivo de trazer o sabor defumado ao alimento. No caso de optar por substituir o embutido, mas sem perder o sabor especial o defumado, é possível acrescentar fumaça em pó ao fim do cozimento do feijão. Seu aroma e sabor deixarão seu feijão com um toque todo especial que certamente será percebido por quem o experimentar.

Como usar fumaça em pó em pratos

Uma dica valiosa de como usar fumaça em pó em seus pratos é não deixar que ele permaneça no fogo por um longo período e que não seja adicionado no início do preparo. Acrescente-o sempre ao meio ou ao fim do processo, para que ele não traga um sabor amargo ao alimento. 

Vantagens de usar a fumaça em pó

O uso da fumaça em pó nos alimentos possui vantagens que serão percebidas no paladar. A presença do tempero irá trazer cor, aroma e sabor diferenciado ao seu alimento, e dará a ele uma identidade única e muito peculiar.

Como explorar o sabor umami com a fumaça em pó

A fumaça em pó ainda auxilia na percepção do sabor umami nos alimentos. O umami é o quinto sabor que o nosso paladar é capaz de perceber, assim como o doce, salgado, azedo e amargo. A presença da fumaça em pó ajuda a intensificar os sabores, e evidenciar algumas particularidades no alimento, trazendo à tona o sabor umami que temos dificuldade em perceber.

Receitas com o tempero fumaça em pó

Existem diversas receitas que vão muito bem com o tempero, e listamos algumas delas a seguir.

Estas são algumas receitas que podem ser preparadas com o toque especial da fumaça em pó e como seu uso pode ser versátil e vantajoso para a indústria de alimentos e para seus consumidores. A sua utilização é segura e muito vantajosa no quesito sabor.

Esperamos que nossas dicas de como usar fumaça em pó na produção de alimentos tenham sido esclarecedoras e ajudem a trazer inspiração quanto ao seu uso.

Sair da versão mobile