Ícone do site Blog Adicel

Como evitar o sabor de ranço em meus alimentos?

sabor de ranço

Os fabricantes de alimentos que produzem comidas que têm uma alta taxa de gordura, como peles fritas, biscoitos recheados, cremes, entre outros produtos, enfrentam um sério problema para evitar que seus alimentos fiquem com sabor de ranço antes de chegarem à mesa de seus clientes. 

Devemos pensar que o alimento, antes de ser consumido, passará por um processo de armazenagem na indústria, transporte para o revendedor, além do tempo que ele ficará esperando para ser comprado. E mesmo após o cliente chegar ao supermercado e realizar a compra do seu produto, não significa que ele irá consumi-lo assim que chegar em casa. Este alimento pode ficar um período guardado no armário ou na dispensa, até que ele seja realmente consumido.

E em todo este fluxo, desde a produção até o consumo, está o maior desafio dos que trabalham com alimentos ricos em gorduras ou, então, em óleos. Evitar que eles não fiquem com aquele gosto de ranço é fundamental para que a sua empresa não fique mal falada e que as vendas de seus produtos caiam. Isso porque, uma vez manchado o nome da empresa e a sua reputação no mercado, fica difícil dar a volta por cima e conseguir pleitear novamente a credibilidade dos seus consumidores e potenciais clientes. 

Por mais que as redes sociais estejam em alta e que muitas propagandas sejam realizadas de maneira digital, a propaganda boca a boca ainda é muito importante para quem quer ter sucesso, principalmente no mercado de alimentos. Acreditamos que você não quer ficar conhecido por produzir alimentos que possuem um gosto de ranço ou que perderam a coloração natural e que a qualidade não seja a mesma com a qual ele saiu da sua fábrica. Garantir a segurança e a qualidade de seus alimentos, seja na situação que for, é fundamental para se destacar no mercado. 

Afinal, o que é e de onde vem o gosto de ranço em meus alimentos?

Quando as técnicas corretas e os insumos indicados não são utilizados, ocorre o sabor de ranço nos alimentos, que surgem da oxidação natural que os alimentos sofrem. Seja qual for o produto, ele sofrerá o processo de oxidação, mas em itens com alto teor de gorduras e óleo, essa oxidação afeta mais do que simplesmente a coloração, ela deixa o famoso sabor de ranço nas comidas. 

A oxidação acontece quando os alimentos entram em contato com o oxigênio presente em nossa atmosfera, com a claridade da luz e, até mesmo, com as temperaturas às quais o seu alimento ficará exposto em todo o ciclo, desde a sua fabricação até o consumo. Nas embalagens, é possível orientar qual será a melhor maneira de armazená-los, mas não é possível garantir que, ao realizar a compra em um supermercado ou padaria, as pessoas seguirão à risca. E este é um dos momentos em que a oxidação natural pode ocorrer e oferecer ao alimento o temido sabor de ranço. 

Além de afetar o sabor, a qualidade e a coloração dos alimentos, a oxidação causa outro terrível problema, que é a formação dos radicais livres. Radicais livres nada mais são que moléculas ou átomos que perderam um elétron em sua camada mais externa ou camada de valência. Este átomo se torna mais reativo e rouba elétrons da última camada de outras moléculas ou átomos. Com isso, em longos prazos, a chance de formação de doenças, como o câncer, torna-se mais possível nas pessoas que consomem os produtos que sofreram a oxidação natural. 

Evitar por completo este processo ou então retardá-lo, trará maior sabor e qualidade aos seus alimentos, além de permitir que eles se tornem mais seguros para o consumo de seus clientes. Todos os alimentos naturais sofrerão oxidação, você querendo ou não. Mas é possível que a sua empresa cesse este fenômeno natural em seus alimentos. Garantir a segurança, a beleza, o sabor e a qualidade dos produtos é uma obrigação do fabricante e, com toda a certeza, irá colocá-lo em uma posição de destaque no mercado. 

O que posso utilizar para evitar o sabor de ranço em meus alimentos?

Com mais de 24 anos no mercado de insumos alimentícios, nós da Adicel desenvolvemos o produto exato para que você possa evitar a oxidação de seus alimentos e, assim, não deixar que eles fiquem com o sabor de ranço que seus clientes detestam. O Antioxidante Bass, popularmente conhecido como anti-ranço, é ideal para você utilizar nos produtos que têm uma alta taxa de gordura e óleo. 

Ele evitará ou, ao menos, retardará o processo natural de oxidação dos alimentos, garantindo, assim, que eles cheguem à casa de seu consumidor com a mesma qualidade com a qual saíram da sua fábrica. Ainda, ele manterá a cor natural de seus alimentos, evitará a formação dos radicais livres e o gosto de ranço em seus produtos. 

Nesse sentido, pode ser utilizado nos mais diversos alimentos com alta taxa de gordura, como linguiças de porco artesanais, carne-seca congelada, torresmos, peles, frituras e, até mesmo, biscoitos recheados ou sem recheio, granola, farofa e frituras em geral. Sua aplicação é simples, apenas três gramas do Antioxidante Bass, ou tira-ranço, é suficiente para garantir a qualidade de até um quilograma do seu produto. O Antioxidante Bass pode ser encontrado em nosso e-commerce em diversos tamanhos de embalagens, de acordo com a sua necessidade e o porte de sua empresa. 

Sair da versão mobile