Ícone do site Blog Adicel

Como deixar o chocolate mais cremoso

Saiba como é possível deixar o chocolate mais cremoso e ainda aumentar o seu tempo de conservação, oferendo assim um produto de qualidade para o seu cliente.

O chocolate é um dos alimentos mais consumidos e apreciados no mundo. Produzido através do cacau, o chocolate tem sabor inigualável e diversos benefícios que vão desde a sensação de prazer a melhorias na saúde e no bem estar.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas mostra que a categoria chocolates cresceu 1,5% em 2022.

Ainda segundo a pesquisa o chocolate faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros.

Em 2022, o Brasil produziu 693 mil toneladas de chocolate e exportou o alimento para 145 países, sendo os principais destinos a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Mas o que justifica todo esse sucesso do nosso chocolate?

O segredo pode estar relacionado a produção, mas também pode ser justificado por aquela sensação deliciosa de chocolate derretendo na boca, a cremosidade do chocolate.

 

Como deixar o chocolate mais cremoso?

Quando o assunto é produção de chocolate a textura está diretamente ligada à sua qualidade. Um dos produtos amplamente utilizados pela indústria de alimentos, devido às suas propriedades emulsificantes, é a lecitina de soja. Ela confere  aos alimentos melhora na textura, retêm a umidade, melhora aparência, gosto e aroma dos produtos em que é aplicada. Além disso, a lecitina de soja age como antioxidante protegendo as vitaminas, aumentando assim a vida útil do produto.

O emulsificante é capaz de mudar a textura do chocolate facilitando a movimentação das partículas sólidas, lubrificando e tornando a massa mais homogênea e lisa, deixando assim o chocolate muito mais cremoso.

A função é deixar tudo mais fluido permitindo que o manuseio do chocolate fique mais fácil.

Para produzir ovos de Páscoa, bem como pirulitos e bichinhos cheios de detalhes, por exemplo, é preciso que o chocolate esteja mais fácil é maleável. Por isso é tão importante emulsificar o chocolate.

 

Mas o que é a lecitina de soja?

A lecitina de soja é um produto natural obtido através dos grãos de soja selecionados, grau alimentício, composto por fosfolipídios insolúveis em acetona combinados a quantidades variadas de outras substâncias. Ela é obtida através da degomagem do óleo de soja.


Por ser natural, não há risco de malefícios à saúde, porém a dosagem deve ser de acordo com cada receita e cada medida pedida na produção dos alimentos.

Se você pretende ter um diferencial nos seus chocolates pelo sabor, textura e ainda ter mais durabilidade na prateleira, acesse o site da Adicel e veja a variedade de produtos voltados para esses objetivos.

No caso das lecitinas, a Adicel comercializa:

Acesse nosso site e confira outros produtos para sua produção alimentícia: www.adicel.com.br

Sair da versão mobile