Ícone do site Blog Adicel

Amidos: quais são os principais tipos e onde usar?

amidos

Muitas pessoas acham que amido é só aquele que vem na caixinha da marca amarela, mas você sabia que este importante insumo da indústria pode ser encontrado em várias formas distintas? O amido pode ser utilizado a frio ou a quente, e para cada uma destas utilizações, existe um produto específico para ser utilizado. Mas calma, não acaba por aí, não existe somente amido de milho, há também o de mandioca. 

Isso mesmo, existem muitas variedades do produto que está presente na casa da maioria dos brasileiros. Muitas pessoas ainda acham que o amido serve somente para fazer mingau ou, então, para a fabricação de um creme específico para doces. Na verdade e o que talvez poucas pessoas saibam é que esse insumo é muito utilizado na indústria alimentícia como um excelente gelificante natural. 

Aqui precisamos fazer um pequeno parênteses. Você sabe o que é gelificação? Bom, o processo de gelificação consiste em deixar líquidos mais viscosos ou transformá-los em gel. Para além do ponto, o processo serve para incorporar água e partículas sólidas nas receitas. O processo ainda é utilizado para estabilizar e emulsificar os seus alimentos. 

Podemos começar fazendo a diferenciação do amido pelo ponto mais básico e fácil: do que ele é feito. Existem dois tipos que são produzidos e que a sua indústria pode utilizar para a fabricação de seus produtos, o amido de milho e o de mandioca. O de milho, como o próprio nome já diz, é produzido por meio do endosperma do grão, que é moído até a consistência de talco. Já o de mandioca é retirado das raízes da planta e triturado. 

Mas você sabia que ainda existem outros tipos de amidos com diferentes aplicações? Neste artigo, mostraremos de onde eles vêm e as principais diferenças entre os tipos de amido que existem. Por trás deste ingrediente cotidiano, há um mundo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tanto para melhoria na sua produção quanto na utilização. Acompanhe!

Amidos e os seus mais diferentes tipos

Bom, para entrarmos neste tópico, precisamos falar antes sobre os dois tipos de amidos mais utilizados, os que podem ser usados a frio e os que são pensados para serem utilizados a quente. 

Amidos a frio

Os amidos que são utilizados em temperatura normal são chamados de a frio. Logo, para a sua utilização, o alimento tem que estar em temperatura ambiente. Desse modo, ele é de fácil dissolução, tanto em leite quanto em água. 

Este talvez seja o amido mais comumente utilizado pela indústria alimentícia e, até mesmo, pelas pessoas em seus lares. Nesse caso, ele pode ser produzido da mandioca e também do milho. 

Uma das suas principais características está no fato de que o alimento produzido com este tipo de amido pode ser congelado, sem que haja perda na gelificação. Para você entender melhor, daremos o exemplo do pão de alho. Este produto, que não pode faltar no churrasco, leva amido na fabricação do seu recheio, aquele creme gostoso que dá charme ao pão. Normalmente, ele é feito e automaticamente congelado até ir para a churrasqueira, forno ou fritadeira a ar. 

Este tipo de amido ainda é chamado de amido instantâneo ou amido modificado a frio. Ele é um excelente espessante e emulsificante. Como já dissemos, tem resistência a baixas temperaturas, por isso pode ser congelado. 

Ademais, pode ser utilizado para melhorar a aparência, a consistência e a textura na panificação, em bolos, molhos, sopas e na formulação de pão de queijo. Não podemos esquecer que ele deve ser utilizado a frio, na hora do preparo dos produtos. 

Aqui, você pode estar se perguntando sobre a diferença do amido de milho para o amido de mandioca, e a resposta para isso é simples! O que muda entre eles é a textura e a granulação do produto. Além disso, cada receita necessita de um tipo diferente de ingrediente, mas o seu funcionamento na hora de formar o gel ou emulsionar e melhorar a textura de seus alimentos é o mesmo. 

Amidos a quente

Este tipo de amido, também conhecido como amido modificado a quente, assim como o a frio, ele pode ser obtido da mandioca ou do milho, porém a principal diferença entre os dois é a maneira como eles devem ser utilizados no preparo dos seus alimentos. 

Isso porque, o amido modificado a quente precisa ser esquentado para que o processo de gelificação ocorra. Diferente do outro amido, quando a sua empresa for preparar o alimento para posterior comercialização, é necessário que toda a massa seja elevada a uma temperatura de 80 ºC para que ocorra o processo de gelificação. 

Outro nome que esse amido pode receber é pré-gelificado, porque o processo de gelificação só ocorre quando toda a mistura é cozida até atingir essa temperatura. Vale ressaltar e deixar claro que ambos os produtos têm uma excelente resistência às baixas temperaturas. Ainda, uma vez que o processo de gelificação ocorreu, ele não será desfeito. Agora você pode estar se perguntando, “afinal, qual a diferença entre os dois tipos de amido?”

Bom, a resposta para isso é simples. Existem receitas que não podem ou não precisam ir ao fogo e há aquelas que devem passar por este processo. O amido modificado a quente torna o processo de gelificação ideal para receitas que necessitam passar pelo processo de aquecimento e ele pode ser utilizado na produção:

Por fim, pode ser usado na criação de vários alimentos que necessitam de uma melhor textura e do processo de gelificação. 

Amido Natural

Não podemos nos esquecer do Amido Natural. Ele é um pó fino e que possui coloração branca. O amido de milho natural é muito utilizado na culinária por ser um produto muito versátil e não possui glúten, o que o qualifica como um substituto perfeito para a farinha branca em alimentos voltados para os celíacos – pessoas que possuem intolerância ao glúten. 

Na indústria alimentícia ele é amplamente utilizado para tornar líquidos mais espessos, podendo ser aplicado com o alimento ainda quente. Biscoitos, pudins, flans, cremes para doces, molhos, embutidos e, até mesmo, alimentos infantis podem utilizar o amido de milho natural em sua composição. 

Onde eu posso encontrar estes amidos?

Você sabe onde pode encontrar este e outros produtos para que a sua empresa consiga atender as demandas sempre com qualidade e com segurança?

Em nosso e-commerce, você encontra todos os tipos de amidos que precisa na aba farinhas e amidos. Lá estarão disponíveis os amidos de mandioca ou de milho, para você criar e desenvolver as suas receitas em processos a frio ou a quente, tudo com a mesma qualidade que já conhece em nossos produtos. 

Vale dizer que é possível encontrar o amido que deseja em várias opções de embalagens. Dessa maneira, independente do tamanho da sua indústria, você poderá contar com todo o know-how da Adicel e da qualidade dos nossos produtos!

Sair da versão mobile