Ícone do site Blog Adicel

American Cheese: um pouco da história e utilização

American Cheese

American Cheese

Todo bom apreciador de hambúrguer conhece ou já ouviu falar do American Cheese. Esse ingrediente extraordinário está aos poucos ganhando destaque e popularidade nas principais hamburguerias do Brasil. 

Hoje vamos entender algumas questões sobre esse ingrediente e compreender qual a sua origem, como é feito e porque o American Cheese tem conquistado o paladar de tantos consumidores ao redor do mundo.

Ele é derivado de uma mistura de soro de leite, diversas gorduras e demais sólidos derivados do leite. Quando começou a ser produzido e comercializado, o American Cheese era derivado de uma verdadeira mistura de queijos, que incluía o queijo Colby e o famoso queijo inglês Cheddar. 

Por conta de algumas regras internas na indústria de alimentos dos Estados Unidos, as opções de misturas de queijos utilizados e comercializados por lá são chamados e rotulados como produtos derivados do queijo ou como queijo processado pasteurizado, por não se tratar de um queijo realmente tradicional. Muitos locais optam por chamar o produto como fatias americanas de queijos. 

A origem do American Cheese

O queijo Cheddar, que é um dos principais queijos que constituem o American Cheese, tem o seu nome denominado cheddar em homenagem à famosa e secular vila da Inglaterra ao lado de Bristol. O primeiro queijo cheddar foi fabricado por Joseph Harding, um fazendeiro da Inglaterra que gostava de se aventurar na criação de novas receitas. 

A contribuição de Joseph Harding foi muito mais do que como o criador do maravilhoso queijo cheddar, ele também sistematizou e aperfeiçoou diversos métodos para elaboração de queijos da época. Ele pode ser considerado como um dos pais dos queijos, dado que ajudou a alastrar a alta fabricação desse delicioso alimento pelas Américas com as suas descobertas. A famosa cidade de Wisconsin é a maior produtora do famoso queijo Cheddar nos EUA.

Várias regiões do mundo possuem um clima e solo favorável para ter muito sucesso na fabricação dos queijos, mas as diferenças dos queijos em todas essas regiões são por conta da diferença de gostos e costumes de cada uma, e essa diferenciação é que torna o queijo e demais alimentos derivados do leite tão ricos e únicos.

E esse certamente é o caso do American Cheese feito nos Estados Unidos, que é um queijo processado que atende muito bem os gostos e as necessidades de toda a sociedade moderna, considerado um dos mais famosos e apetitosos de todo o mundo! 

Por que o American Cheese ficou tão famoso?

Um dos alimentos mais populares ao redor do mundo é o hambúrguer. Esse alimento de origem norte-americana é um dos favoritos do público e o American Cheese é um dos principais complementos do hambúrguer.

As melhores hamburguerias se destacam por fazer o equilíbrio perfeito entre uma carne macia e suculenta e uma porção generosa de American Cheese. Esse ingrediente agrega valor ao sabor natural da carne, fazendo com que o alimento fique ainda mais saboroso.

O Cheeseburger, popularmente conhecido como x-burguer, é uma das receitas de hambúrguer mais populares que existem. Entretanto, o seu grande sucesso foi devido ao uso do American Cheese no preparo. Esse ingrediente contribui não apenas para um sabor surpreendente no alimento, mas também torna a apresentação do hambúrguer ainda mais atraente. A combinação entre a beleza do alimento e o sabor final é o segredo para a fidelização de muitos consumidores e apreciadores. 

Mas não são apenas os hambúrgueres que são contemplados com o American Cheese, também é possível encontrar diversas receitas elaboradas com batata frita com esse ingrediente. A batata frita é um dos alimentos mais procurados nas hamburguerias, mas quando combinada com o American Cheese esse alimento se torna ainda mais saboroso e atraente. 

É por conta dessas combinações que o American Cheese vem se popularizando em restaurantes, bares e principalmente nas hamburguerias.

Como é feito o American Cheese?

Para fazer um bom e verdadeiro American Cheese tudo depende da quantidade de queijos e de aditivos que são colocados na receita pelo fabricante. A textura e o sabor do American Cheese variam de acordo com a quantidade de queijos, agentes emulsificantes, sal e outros ingredientes e aditivos que são colocados em cada composição específica. A cor do American Cheese também pode variar muito, desde a cor amarela, mais alaranjada ou até mesmo a cor branca, isso dependerá exclusivamente do que for decidido por quem irá fabricar o queijo.  

O American Cheese de forma processada pode ser encontrado na indústria de alimentos em três formas distintas, que são: as fatias de American Cheese embaladas de forma individual nas embalagens, o American Cheese disposto em pequenos e grandes pedaços já fatiados ou até mesmo o pedaço inteiro, que é considerado o mais tradicional de ser encontrado.

Esse produto é muito saboroso, derrete na boca e contêm quantidades muito positivas de proteínas e muito cálcio, sendo muito suave, mais cremoso e salgado. 

O American Cheese possui uma consistência de média a firme e possui também um baixo ponto de fusão. Levando em consideração seus pontos negativos e positivos, é importante que esse queijo processado seja consumido com moderação pelas pessoas.

Considerações finais sobre o American Cheese

O American Cheese é certamente um alimento maravilhoso que faz toda a diferença na elaboração de diversas receitas e pratos em hamburguerias, restaurantes e padarias ao redor do mundo. Sua importância é tanta que muitos pratos e receitas são pensadas e elaboradas com o seu uso como ingrediente principal. 

Esse alimento é consumido por pessoas ao redor do mundo que gostam de saboreá-lo e de sempre experimentá-lo com suas diferentes composições e misturas. Com o American Cheese, todas as receitas que você for trazer para o seu consumidor final serão deliciosas e certamente dignas de muitos elogios!

Mas então, nos conte por aqui o que achou do artigo de hoje sobre o American Cheese! Vamos adorar saber todos os seus apontamentos, dúvidas e sugestões a respeito desse maravilhoso e poderoso queijo processado!

Sair da versão mobile