Alimentos com emulsificante lecitina de soja

Alimentos com emulsificante lecitina de soja

Usada como emulsificante pela indústria de alimentos, a lecitina de soja está mais presente no cotidiano alimentar dos brasileiros do que se imagina. A lecitina cumpre um papel fundamental em alguns alimentos, e é usada como suplemento alimentar no combate de determinados problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, Alzheimer, alto teor de colesterol, entre outros.

Neste artigo serão abordados diversos pontos sobre o emulsificante lecitina de soja, sua composição, seus principais nutrientes e em quais alimentos podemos encontrá-lo, além de outros detalhes pertinentes ao assunto.

O que é a lecitina de soja?

A lecitina de soja é uma espécie de gordura natural extraída do grão da soja, utilizada para trazer homogeneidade a diversos alimentos na indústria alimentícia. Alguns dos alimentos onde a lecitina de soja está presente são pães, bolos, massas e molhos orientais à base de soja, e eles estão sempre declarados na lista de ingredientes usados na fabricação dos alimentos.

A substância também pode ser encontrada para uso doméstico, visto que não oferece riscos severos à saúde e seu manuseio é seguro.

A lecitina de soja, por se tratar de uma gordura natural, possui propriedades benéficas à saúde, e seu uso, inclusive, é recomendado por alguns especialistas da área da saúde.

Composição do emulsificante lecitina de soja

A lecitina de soja é um emulsificante derivado de um processo de extração do óleo da soja, e é constituída por outros elementos como glicolipídios, ácidos graxos, fosfolipídeos, triglicerídeos, açúcares e demais compostos considerados de baixo teor.

Emulsificante a Base de Lecitina de Soja em Pó (Mix) Adilec - 500g
Emulsificante a Base de Lecitina de Soja em Pó (Mix) Adilec – 500g

Alimentos produzidos com emulsificante lecitina de soja

Existem diversas receitas caseiras nas quais o uso da lecitina de soja se torna comum, como receitas de bolos, onde a lecitina substitui os ovos, e em outras receitas de origem vegana ou vegetariana. Algumas massas como pães, em que a lecitina é utilizada como emulsificante, para trazer homogeneidade à massa, em molhos, para unificar as partículas e torná-lo mais encorpado e agradável ao paladar, em receitas de tortas, recheios, e até em sucos de frutas. Nas massas, a lecitina de soja é misturada à água e adicionada aos poucos, e o resultado é sempre muito satisfatório pois o emulsificante lecitina de soja cumpre muito bem o seu papel.

LEIA TAMBÉM:  Lecitina de soja: como usar de forma adequada

Vantagens da utilização do emulsificante lecitina de soja

A lecitina é uma espécie de lipídio, que são moléculas de gordura produzidas no organismo humano, e são de necessária importância para o bom funcionamento de determinados órgãos e ajuda no armazenamento de energia. Os lipídios são facilmente armazenados no corpo humano, mas difícil de serem eliminados.

De fato, os lipídios, se consumidos em excesso, podem, sim, acarretar no aumento indesejado de peso, pois ficam armazenados no organismo, que só as consomem em caso de falta de outras fontes de energia.

O corpo humano, porém, é incapaz de produzir ácidos graxos, o tipo de lipídio mais conhecido, do qual derivam as gorduras e óleos vegetais, como o emulsificante lecitina de soja, por isso o seu consumo se torna essencial para o bom funcionamento de funções biológicas importantes para a formação de membranas celulares, o correto armazenamento de energia e o combate ao colesterol.

Alguns médicos recomendam o uso do emulsificante lecitina de soja como substituto de outras gorduras e óleos, como forma de combater doenças cardiovasculares, além de serem estimulantes para células presentes no cérebro humano, prevenir a arteriosclerose e melhorar a circulação sanguínea.

Cuidados a serem tomados com a utilização do emulsificante lecitina de soja

Assim como qualquer outro alimento, é fundamental tomar alguns cuidados quanto ao consumo excessivo do emulsificante lecitina de soja. É importante sempre explicitar o uso do aditivo alimentar no preparo dos alimentos, como forma de informar os consumidores e evitar problemas como alergias alimentares e outras reações adversas.

O consumo do emulsificante lecitina de soja é expressamente proibido aos intolerantes ou alérgicos à soja, pois ele pode causar reações semelhantes às causadas através do consumo do grão.

LEIA TAMBÉM:  Benefícios da Lecitina de Soja na Nutrição Animal

Quais as formas mais comuns de utilização do emulsificante lecitina de soja?

Por se tratar de um ingrediente de origem natural, é possível encontrar a lecitina de soja para o uso doméstico e profissional. Suas formas mais comuns de utilização é a lecitina de soja em pó, líquida, ou em gel. Todas podem ser utilizadas no preparo de receitas, sempre seguindo as proporções recomendadas nas receitas, para que sua função não acabe sendo comprometida e a receita não seja inadequada ao proposto.

Nutrientes presentes no emulsificante lecitina de soja

Este aditivo alimentar de origem vegetal possui uma série de nutrientes que podem ser benéficos à saúde dos consumidores, como ômega 3, ômega 6, colina, fósforo e inositol. Todos esses nutrientes desempenham um papel de suma importância na saúde dos seres humanos, e infelizmente o corpo não as produz em quantidades satisfatórias. Por isso o consumo de alimentos com emulsificante lecitina de soja podem trazer muitos benefícios.

A colina, em especial, ajuda no combate de doenças como a demência e o Alzheimer, dada a sua alta concentração de fosfatidilcolina, que ajuda o cérebro humano a produzir o neurotransmissor acetilcolina.

Os benefícios do emulsificante lecitina de soja na produção de alimentos

A lecitina de soja é um componente fundamental no preparo de diversos alimentos na indústria alimentícia, pois ele é capaz de dar aos alimentos o aspecto homogêneo e unificado que eles precisam. O emulsificante tem o poder de transformar a textura dos alimentos  e algumas bebidas e deixando-as com o aspecto e textura desejados. Além de ser um auxiliar poderoso para a indústria, o aditivo ainda proporciona aos consumidores todos os benefícios descritos acima, o que o torna uma excelente alternativa tanto para a indústria alimentícia, como para a utilização em determinadas receitas.

LEIA TAMBÉM:  A importância de usar conservantes eficientes na produção de bolos 

Essas são algumas das principais informações a respeito do emulsificante lecitina de soja e sua importância para a saúde e para a indústria. Conhecer os aditivos utilizados nos alimentos é algo muito importante, capaz de mudar completamente a forma produção e consumo do alimento, e isso faz toda a diferença

Usada como emulsificante pela indústria de alimentos, a lecitina de soja está mais presente no cotidiano alimentar dos brasileiros do que se imagina. A lecitina cumpre um papel fundamental em alguns alimentos, e é usada como suplemento alimentar no combate de determinados problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, Alzheimer, alto teor de colesterol, entre outros.

Neste artigo serão abordados diversos pontos sobre o emulsificante lecitina de soja, sua composição, seus principais nutrientes e em quais alimentos podemos encontrá-lo, além de outros detalhes pertinentes ao assunto.

 

2 comentários sobre “Alimentos com emulsificante lecitina de soja

  1. Gostaria de saber se posso usar a lecitina de soja como Emulsificante na fabricação de linguiças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *