Ícone do site Blog Adicel

A utilização em excesso da goma xantana faz mal?

goma xantana faz mal

goma xantana faz mal

A goma xantana é um aditivo alimentar amplamente utilizado pela indústria de alimentos. Ela serve como espessante, emulsificante e é feita à base de água e glicose de milho, trazendo consistência uniforme aos alimentos. Porém, ainda existem muitas dúvidas a respeito de seu uso, e uma delas é se sua utilização em excesso faz mal.

Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido, a fim de explicar com clareza o que é este aditivo, e se, de fato, a goma xantana faz mal à saúde e, em contrapartida, quais são os benefícios do seu uso moderado nos alimentos.

O que é goma xantana?

A goma xantana foi descoberta no ano de 1950 nos Estados Unidos pelo americano Allen James, e desde então seu uso foi se tornando muito popular em várias partes do mundo. Hoje em dia a presença do aditivo é muito comum em molhos, sorvetes, coberturas, e até em massas como bolos e pães.

A goma xantana é um aditivo alimentar natural, obtido através da fermentação de uma bactéria, portanto, um polissacarídeo extracelular. O aditivo é solúvel em água, em variadas temperaturas, e seu principal objetivo é dar viscosidade e homogeneidade aos alimentos, por isso a indústria alimentícia a utiliza como estabilizante e, em alguns casos, como emulsificante. No Brasil, o aditivo é feito a partir da glicose do milho.

Goma Xantana 200 Mesh – 125g

Goma xantana faz mal à saúde?

Existem muitas dúvidas a respeito da utilização da goma xantana ser benéfica, e até que ponto ela é de fato. O aditivo, porém, possui aprovação para o uso na indústria alimentícia como um aditivo seguro em lugares como Estados Unidos, Canadá e outros países da Europa e do mundo.

Vale ressaltar, que o aditivo não é indicado para uso caseiro, e, por se tratar de um produto utilizado na indústria, os alimentos cuja presença da goma xantana é comprovada, são considerados alimentos processados.

É importante também destacar o fato de a goma xantana ser feita da glicose do milho, e pode conter trigo e soja, oferece riscos às pessoas que sejam intolerantes ou alérgicas a tais alimentos.

A goma xantana, ainda, possui efeito laxativo, portanto, seu uso em excesso pode causar dores abdominais e desconforto intestinal.

A goma xantana é considerada low carb?

A goma xantana pode ser considerada low carb devido à ausência do glúten, substância presente em alimentos feitos à base de trigo. Portanto, é uma escolha comum entre pessoas que não ingerem a substância por escolha ou por intolerância.

O aditivo não é digerido pelo organismo humano, como outras substâncias, por isso funciona com uma espécie de redutor calórico quando adicionado aos alimentos. Uma característica muito positiva da goma xantana, também, é que ela desempenha o papel semelhante ao glúten, de espessante em massas de pães e bolos, mas sem os efeitos adversos que o glúten possui.

Qual a quantidade recomendada para a utilização da goma xantana?

A quantidade recomendada de ingestão da goma xantana é de 15 gramas por dia, para evitar possíveis reações adversas. A goma xantana faz mal se consumida além da dose recomendada, e pode causar gases, vômito e distensão abdominal, e, em pessoas com estômago sensível, essas reações podem acontecer mesmo quando a substância for consumida em menor quantidade do que a recomendada.

Benefícios da goma xantana

Ao passo em que a goma xantana faz mal para grupos específicos, ela traz muitos benefícios se consumida de forma moderada. A goma xantana é um excelente espessante solúvel em água, é ideal para acompanhar farinhas que não contenham glúten, contribuindo com a textura de pães e massas, ajuda a reduzir o valor calórico por não ser digerida pelo organismo, e pode ser um ingrediente fundamental no preparo de sopas, molhos, caldos, iogurtes, pudins, etc.

A goma xantana também atua poderosamente no combate à prisão de ventre, pois possui uma excelente quantidade de fibras, portanto melhora o trato intestinal, além de ajudar a combater a diabetes, pois diminui o nível de açúcar e colesterol ruim no sangue.

Pessoas com doença celíaca também fazem o uso diário da goma xantana, pois precisam eliminar completamente alimentos que contenham glúten, trigo ou cevada, e alimentos como pães que não contenham o glúten costumam ter aspecto enrijecido, seco e quebradiço. E a goma xantana atua como um excelente substituto, devolvendo homogeneidade e espessura a esses preparos, possibilitando o consumo de pessoas intolerantes ao glúten.

A goma xantana como auxiliar no tratamento de síndrome de Sjögren

A goma xantana é um aditivo poderoso no tratamento contra a síndrome de Sjögren, um distúrbio que afeta o sistema imunológico e causa ressecamento dos olhos e da boca de forma frequente. Ela afeta, principalmente, o sistema imunológico e causa grande desconforto nas pessoas por ela acometidas. A goma xantana, neste caso, atua como um complemento alimentar eficaz, pois estimula a produção de saliva e diminui a sensação de ressecamento constante.

Como diluir a goma xantana

A goma xantana pode ser diluída tanto em água quente, como fria, quando o objetivo é trazer homogeneidade aos preparos, ou pode ser misturada aos ingredientes secos da receita.

Os cuidados ao utilizar a goma xantana na preparação de alimentos

É importante atentar-se à quantidade de goma xantana adicionada aos preparos, pois a utilização em excesso da goma xantana faz mal e pode prejudicar o resultado final dos alimentos.

Informações gerais sobre a goma xantana

A goma xantana é mais comumente utilizada pela indústria de alimentos, mas algumas pessoas acabam comprando para utilização caseira. A recomendação do uso é a mesma para ambos os casos, o uso moderado em pequenas proporções.

Essas são as principais informações sobre o aditivo alimentar, a resposta à dúvida se a goma xantana faz mal, a forma correta de utilização e quais as doses recomendadas. É extremamente importante sempre informar a presença da goma xantana na lista dos ingredientes dos alimentos, a fim de informar os consumidores e evitar o consumo por parte dos que possuem intolerância à substância.

Sair da versão mobile